Capa Saiba como comprar, clicando aqui e-mail direto para esta editora Conheça alguns dos nossos lançamentos Conheça um pouco mais sobre nós !

Bondfaro
A construção da ordem e Teatro de sombras
José Murilo de Carvalho
História   436 páginas
Formato: 15 x 22 cm


Pela primeira vez publicados em um só volume, A construção da ordem e Teatro de sombras são verdadeiros marcos na historiografia brasileira, já considerados clássicos pelo vigor e a acuidade das análises que apresentam sobre as elites políticas brasileiras no século XIX e sobre o Império em geral.

Esta edição recompõe a unidade original da obra, já que os textos aqui reunidos constituem as duas partes da tese de doutorado defendida por José Murilo de Carvalho na Universidade de Stanford, em 1974. A primeira parte foi publicada em 1980 com o título A construção da ordem: a elite política imperial e a segunda - Teatro de sombras. A política imperial -, em 1988.

José Murilo de Carvalho utiliza a metáfora teatral para a caracterização do Império brasileiro. Assim, oferece uma ótica especial para a (re)leitura deste livro, ao sugerir uma reflexão que tome como referência tanto o proscênio - o texto propriamente dito - quanto algo dos bastidores do trabalho - seu lugar na produção do autor e nos debates que configuram a historiografia brasileira.

A construção da ordem e Teatro de sombras agora (re)lido em seu conjunto, permite uma análise densa do perfil das elites políticas brasileiras no século XIX, de sua composição e da relação que elas mantiveram com os partidos políticos imperiais, elementos que apontam para a compreensão dos protagonistas do enredo político do Império. A análise dos vários cenários em que a ação se desenrola, as províncias e a corte, os espaços da política formal e aquele das representações simbólicas, o universo das instituições e o das questiones disputatae relativas ao trabalho escravo e à política de terras, tudo isso confere relevo à ação dos distintos atores sociais, ao mesmo tempo em que delineia a particular interpretação da construção da ordem escravista e da unidade no Império.

Este livro mostra em sua organicidade novas facetas que, unidas ao brilhantismo e à profundidade já conhecidos de suas interpretações, fazem dele uma referência imprescindível para a compreensão das complexas relações entre Estado e Sociedade no Brasil.

Maiores informações com Bárbara ou Fabiana
no tel.: (021)542-0248 ou fax (021)275-0294.


Relume-Dumará      Destaques      Escreva-nos !      Compra

editoras.com