Capa Saiba como comprar, clicando aqui e-mail direto para esta editora Conheça alguns dos nossos lançamentos Conheça um pouco mais sobre nós !

Bondfaro
O que é vida?
Para entender a biologia do século XXI
Charbel Niño El-Hani e Antonio Augusto Passos Videira (orgs.)
Biologia   312 páginas


Textos de Adalberto Luís Val, Adalberto Vieyra, Álvaro Moreno, Ana Luísa H. Alves, Antonio Augusto Passos Videira, Charbel Niño El-Hani, Claus Emmeche, Diogo Meyer, Fernando de Souza-Barros, Gabriella R. Ramos, Henrique Lins de Barros, Hyman Hartman, José Eduardo Bicudo, Julio Fernández Ostolaza, Luiz Roberto Nunes, Marcelo Hermes-Lima, Nelio Bizzo, Nelson Vaz, Oscar Toshiaki Matsuura, Regina Costa Oliveira, Vera Maria Fonseca de Almeida e Val

Para muitos pensadores e cientistas, a biologia será para o século XXI o que a física foi para o século XX. São dos seus avanços que se esperam os grandes saltos científicos que virão transformar radicalmente... a vida. A decifração do genoma humano, alimentos transgênicos, vida artificial, replicação do DNA, cura de doenças até então invencíveis, a vida em outros planetas, os radicais livres, novos conceitos desafiando antigas teorias são algumas das novidades que já começam a ser anunciadas incessantemente, inclusive com a presença na mídia de líderes mundiais como Bill Clinton e Tony Blair.

O que é vida? – Para entender a biologia do século XXI é uma coletânea de textos criados para que tanto o grande público como os professores e alunos das escolas brasileiras possam saber sobre as mudanças que já começam a acontecer.

Idealizado e organizado pelos professores Charbel Niño El-Hani e Antonio Augusto Passos Videira e contando com a participação de uma equipe de pesquisadores brasileiros e estrangeiros (de instituições como UERJ, UFBA, UFRJ, USP, UnB, Universidade do País Basco e Universidade de Copenhagen) que vêm destacando-se em suas respectivas áreas profissionais, O que é vida? pretende explicar a nova biologia através de um texto acessível e sério, mas sem as concessões ou simplificações próprias dos livros didáticos.

Numa época de incessantes descobertas e de muita velocidade na circulação de notícias, só um livro como este pode fornecer os esclarecimentos fundamentais aos professores dos ensinos médio e universitário, além do público leigo ávido por entender os novos tempos das ciências da vida.

Sobre os organizadores

Charbel Niño El-Hani é bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1997, organizou, com mais três pesquisadores, o livro Perspectivas em Epistemologia e História das Ciências. É professor do Departamento de Biologia Geral da UFBA, do Mestrado em Biologia da mesma instituição e do Mestrado em Ciência e Educação da UFBA e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É membro de dois grupos de pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq: Grupo de Pesquisa sobre História, Filosofia e Ensino de Ciências e Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Lógica e Fundamentos da Ciência.

Antonio Augusto Passos Videira é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Epistemologia e História das Ciências pela equipe REHSEIS/Universidade de Paris VII. Participou, como organizador, dos livros Einstein e o Brasil (Editora UFRJ, 1995), Guido Beck Symposium (Anais da Academia Brasileira de Ciências, 1995) e Einstein no Brasil: O relato da imprensa da época (Observatório Nacional, 1995). É professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do Projeto de Organização do Arquivo Guido Beck (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Já lecionou e pesquisou na Universidade Federal do Amazonas, no Fórum de Ciência e Cultura (UFRJ) e no Observatório Nacional (MCT).

Mais informações com Karine Rodrigues no tel./fax (21) 564-6869


Relume-Dumará      Destaques      Escreva-nos !      Compra

editoras.com